DDS: envolva os funcionários na prevenção de acidentes

A apresentação de um diálogo diário de segurança (DDS), prática preventiva utilizada em várias empresas, encontra, por vezes, uma dificuldade comum: qual tema escolher. Na verdade, a questão que deve ser posta é a seguinte: como escolher um tema que seja envolvente?

Para isso, é recomendável analisar e considerar sobre a importância dessa prática e o seu impacto positivo esperado com relação à realidade da empresa. Somente assim será possível abordar temas específicos capazes de cativar o time de colaboradores.

Para entender como utilizar o DDS na sua organização e envolver os funcionários na prevenção de acidentes do trabalho, acompanhe a leitura do post de hoje!

Qual é a importância do DDS?

O DDS é um instrumento complementar da política de segurança da empresa. Sua importância, porém, reside na manutenção do espírito de prevenção ao formalizar, diariamente, a abordagem do tema. Disso resulta um maior envolvimento dos colaboradores com os aspectos de segurança próprios de suas atividades.

Por outro lado, a oportunidade do contato diário com os colaboradores permite ainda abordar imediatamente qualquer ocorrência ocupacional ocorrida na empresa, fazendo do fato um tema de discussão. Esses casos são os que alcançam maior participação dos colaboradores.

Qual é o impacto positivo do DDS na empresa?

Nas empresas em que o DDS é aplicado com a seriedade devida e nas quais adota-se uma estratégia de segurança responsável, observam-se os seguintes resultados:

  • maior comprometimento da equipe com a segurança ocupacional;
  • significativa redução dos acidentes de trabalho;
  • melhora no fator acidentário de prevenção (FAP);
  • incremento na produtividade.

Como escolher temas envolventes?

Até aqui, você viu que implementar o DDS é algo desejável para a segurança da rotina de trabalho da sua empresa. Mas, para entender como essa prática pode ser efetiva, é necessário encontrar formas de decidir sobre os temas.

Portanto, a seguir, acompanhe as nossas dicas e entenda como escolher assuntos que engajem a sua equipe no debate!

1. Destaque temas que fazem parte da rotina de trabalho

De modo geral, pessoas adultas precisam encontrar vínculo prático com um conhecimento que lhes é apresentado para que ocorra o aprendizado.

Quando se considera a realidade ocupacional diária, basta recordar à equipe participante do diálogo que o assunto em pauta será utilizado naquele mesmo dia, assim como nos próximos. Dessa forma, cria-se vínculo de interesse com o tema.

2. Fale sobre conhecimentos necessários para o bom desempenho

A outra forma de o aprendizado adulto se consolidar é oferecer informação que as pessoas percebam como necessária para um adequado desempenho de suas funções. A abordagem é a mesma do item anterior.

3. Torne o tema envolvente propondo questões e fazendo perguntas

Outra importante estratégia para alcançar o envolvimento é se atentar para a natureza desse encontro diário de poucos minutos. Trata-se de um diálogo e, portanto, deve haver pessoas conversando sobre o assunto, diferentemente da dinâmica de uma palestra.

É imprescindível que haja discussão sobre o tema. Essa é a razão de ser do DDS, que também é uma das principais formas de dar destaque e de proporcionar o aprendizado de fato.

4. Demonstre o que está em debate ou faça uma apresentação visual

Finalmente, é necessário que se visualize, de alguma forma, o tema que está sendo proposto. A oportunidade de ver o que está sendo abordado é um fator de envolvimento e de fixação que não deve ser desconsiderado.

Se não puder fazer uma demonstração in loco, projete uma pequena apresentação, de modo a permitir a experiência visual do assunto.

E você, tem mais alguma dica para envolvimento da equipe no DDS? Divida a sua experiência com a gente deixando um comentário neste post!

Inscreva-se em nossa lista

Inscreva-se em nossa lista

Receba todas as novidades sobre segurança do trabalho primeiro do que os outros!

Você receberá um link em seu e-mail, ative-o e comece a receber ótimas novidades

Receba todas as novidades de nosso blog! Em seu e-mail

Receba todas as novidades de nosso blog! Em seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails. Receba todos as novidades do nosso blog.

Você foi inscrito com sucesso, enviamos para o seu e-mail uma confirmação!