Saiba como mudar a imagem da CIPA na sua empresa

A CIPA é uma das grandes responsáveis por zelar pela segurança no ambiente de trabalho. Aliás, esse é justamente o objetivo da CIPA preconizado na NR 5: prevenir acidentes de trabalho e a ocorrência de doenças ocupacionais, tornando compatível o trabalho com a integridade física e a promoção da saúde do trabalhador.

Pela função nobre que exerce, a CIPA deveria ser sempre muito bem vista no ambiente organizacional, afinal, seu objetivo é zelar pela qualidade de vida e pelo bem-estar dos trabalhadores. Só que a realidade é bem diferente. Alguns colaboradores simplesmente detestam a CIPA e têm uma verdadeira aversão ao trabalho desempenhado por essa Comissão.

E por que isso acontece? Como lidar com esse tipo de situação e desconstruir essa imagem errônea que, por vezes, povoa o imaginário dos colaboradores da empresa? As respostas para essas perguntas são o tema deste artigo. Identificamos os motivos pelos quais muitos colaboradores não gostam da CIPA, e melhor: listamos algumas dicas sobre o que se pode fazer para mudar a imagem da CIPA. Confira!

Saiba por que alguns colaboradores não gostam da CIPA

O primeiro fator que pode motivar o desagrado com o trabalho da CIPA é a questão da estabilidade. Alguns funcionários buscam fazer parte da CIPA pensando somente em assegurar a garantia no emprego dada àqueles que compõem a equipe.

Após eleitos, esses profissionais não atuam verdadeiramente para o cumprimento do objetivo da CIPA, o que acaba manchando a imagem da Comissão.

Outro aspecto que causa uma má impressão para com a CIPA diz respeito às cobranças feitas aos demais colaboradores. Dentre as atribuições dos membros da CIPA, está assegurar que os funcionários estão atendendo ao requisitos das normas regulamentadoras e trabalhando com foco na prevenção.

Por isso, os cipeiros acabam sendo encarados como os “chatos de plantão”, principalmente porque, de fato, alguns trabalhadores se negam veementemente a seguir as indicações de segurança previstas na legislação.

Mas, como lidar com tudo isso? Isso é o que nós vamos explicar agora! Veja a seguir algumas dicas sobre como mudar a imagem da CIPA e afastar essa má fama.

Descubra o que pensam o seus colaboradores

Para resolver todo e qualquer problema, primeiramente é preciso conhecê-lo. Faça isso em relação à imagem da CIPA. Promova uma pesquisa junto aos colaboradores (anônima, de preferência) de modo a descobrir qual é a opinião deles em relação à CIPA.

Isso será fundamental para descobrir o que mais incomoda os trabalhadores e atuar em cima desses pontos, de modo a desconstruir uma possível imagem negativa da comissão.

Invista em conhecimento

O sábio Nelson Mandela disse: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. E ele tem toda razão! Faça isso no seu pequeno mundo, ou seja, na sua empresa! Foque na educação dos seus colaboradores.

Desenvolva uma boa campanha de e-mail marketing e promova treinamentos específicos. Só assim será possível fazer os trabalhadores refletirem e mudarem sua visão sobre a real função da CIPA.

Use a tecnologia

Hoje em dia, as pessoas estão absolutamente absorvidas pela tecnologia. Por isso mesmo, use-a a seu favor. Melhor dizendo: a favor da CIPA.

Traga a componente tecnologia para o trabalho e para a atuação da comissão. Uma boa forma de fazer isso é usando as ferramentas tecnológicas no processo eleitoral, utilizando instrumentos como a CIPA online, por exemplo.

Não é tão difícil assim mudar a imagem da CIPA no ambiente de trabalho, não é mesmo? Com um pouco de dedicação e um toque de sensibilidade, é possível, sim, promover um processo de transformação, evidenciando a todos os colaboradores a importância da CIPA para a manutenção das melhores condições de trabalho.

E aí, está preparado para encarar o desafio de mudar a imagem da CIPA no ambiente de trabalho? Compartilhe conosco as suas experiências, deixando um comentário no espaço abaixo!

Inscreva-se em nossa lista

Inscreva-se em nossa lista

Receba todas as novidades sobre segurança do trabalho primeiro do que os outros!

Você receberá um link em seu e-mail, ative-o e comece a receber ótimas novidades

Receba todas as novidades de nosso blog! Em seu e-mail

Receba todas as novidades de nosso blog! Em seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails. Receba todos as novidades do nosso blog.

Você foi inscrito com sucesso, enviamos para o seu e-mail uma confirmação!